top of page

Análises e opiniões

Talvez você estava no menu de Estudos e veio parar aqui, na página de Análises e Opiniões. Calma, não se sinta perdido.     ^^

 

Me permita explicar: acontece que a letra desta música, MENSAGEIRO, é tão rica, tão profunda, que poderia sim ser usada como material de estudos! Ela fala sobre muitos aspectos esquecidos por aqueles que desejam ser mensageiros do Senhor.

 

João Alexandre é um dos poucos compositores de nossa "geração" que, visivelmente, se dedica em oferecer ao Senhor e aos que o ouvem letras que transmitam em si mensagens divinamente inspiradas. E não apenas isso, João Alexandre consegue registrar em suas canções, inclusive, orientações àquele que deseja ser usado pelo Senhor para levar Sua mensagem de amor e transformação!

 

A canção que gostaria de analisar aqui chama-se "Mensageiro". Nela, o autor se propõe a falar sobre nós, que recebemos de Deus a graça de sermos instrumentos em Suas mãos. Nós, que atingimos a compreensão de que somos tão somente "canal" de Sua bênção. Nós, que, mesmo tão cheios de defeitos e limitações, nos colocamos diante Dele para ministrar ao Seu povo sob a direção do Espírito Santo.

 

Não estranhe a parte inicial da música. João Alexandre é um grande poeta; e escolheu usar esse dom para a glória Daquele que concede inteligência ao homem:

 

Procure ouvir a música acompanhando a letra:

Mensageiro - análise de letra

por Roger Fernandes, Fevereiro/2015

Só Deus sabe de onde vem esse instante 

Em que a alma voa assim distante

E o pensamento se transforma em viajante, oração.

 

Não devo me esquecer: sou um mero mensageiro

A voz e o violão, as armas de um guerreiro

Que traz sobre seus ombros o peso verdadeiro, da canção

 

Quem canta sobre as coisas lá do céu não deve desviar

Quem faz da sua voz, a voz de Deus, tem que sempre vigiar

Quem traz dentro de si o caminho, a verdade e a vida, não se vende

Abre mão de todo brilho e toda glória desse mundo

 

Que Deus transforme o meu viver em poesia

Que as rimas de Sua graça sejam meu dia a dia

A celebrar canções de verdade e alegria, frutos bons

E peço ao meu Senhor de maneira incessante,

A Ele, o meu auxílio e refúgio presente,

Que a minha vida seja um exemplo constante em Suas mãos 

 

Quem canta sobre as coisas lá do céu não deve desviar

Quem faz da sua voz, a voz de Deus, tem que sempre vigiar

Quem traz dentro de si o caminho, a verdade e a vida, não se vende

Abre mão de todo brilho e toda glória desse mundo

 

Quem traz dentro de si o caminho, a verdade e a vida, não se rende

Ao falso brilho e nem à glória passageira desse mundo

 

 

Na frase "Não devo me esquecer: sou um mero mensageiro", há um alerta para  aqueles  que  continuam  se  achando  o  centro  das  atenções.

Ei, músico! É exatamente isso que você é, um mero mensageiro. Mas isso não é motivo para que se sinta "menosprezado", afinal, você não é qualquer mensageiro, você é mensageiro do Mestre! Leonardo Gonçalves provavelmente chamaria esta colocação de "dualidade". Sim, um paradóxo.

Mesmo percebendo que o homem tem se tornado mais intelectual a cada dia, mais conhecedor, a humildade é algo que ele dificilmente quer aprender. Quanto maior seu nível de conhecimento, mais o homem se considera superior. Por outro lado, se você deseja ser um músico de Deus, coloque-se no seu lugar: você é um mero mensageiro. Embora a mensagem de Deus seja poderosa e transformadora, você, músico, precisa reconhecer com humildade: sou apenas o mensageiro. Apesar disso, sinta-se feliz e realizado! Porque Deus lhe concedeu o dom da música, cantando ou tocando! Ele poderia ter concedido esse dom a muitas outras pessoas, porém, Ele capacitou você! Isso é privilégio! É motivo pra se regozijar! Só não podemos permitir que isso nos "suba à cabeça". O mérito não é nosso, é de Deus! O poder de Deus não está em nós, está na mensagem que levamos!

 

"... A voz e o vilão, as armas de um guerreiro..." Deus é tão perfeito em Seus propósitos que não apenas nos elege para fazer Sua Obra, mas também nos capacita e nos dá "ferramentas" para fazê-la! A voz é a ferramenta, ou a "arma", que melhor pode ser utilizada para cumprir com nosso chamado! O violão é um recurso também muito útil, pois, quando somado à voz, leva a mensagem da salvação com a beleza da música!

 

"... Que traz sobre seus ombros o peso verdadeiro..." Nós, músicos do Senhor, precisamos compreender o tamanho da responsabilidade que está sob nossos "ombros". Da mesma forma que um Pastor se esmera no estudo da Palavra, da mesma forma que ele mantém uma vida de oração, assim também nós precisamos sempre trazer à mente: o trabalho que desenvolvemos na Obra precisa ser realizado com o mesmo senso de responsabilidade. Não podemos fazer por fazer. Não podemos usar aquela desculpa "... eu não me preparei muito bem, mas é pra Deus... Ele conhece o nosso coração...". Sim, Ele realmente nos conhece muito bem! E é justamente por isso que devemos oferecer-Lhe o melhor de nossa capacidade, porque é para Ele que fazemos tudo!

 

"... Quem faz da sua voz, a voz de Deus, tem que sempre vigiar..." Não é novidade pra ninguém que, quando nos dispomos a trabalhar para o Senhor, o diabo não se agrada nada disso. E, constantemente, nos ataca em todo tipo de situação. Por isso, qualquer que seja a dificuldade pela qual você possa estar passando, peça-Lhe percepção suficiente para conseguir discernir se os problemas que surgirem são "apenas" aqueles corriqueiros da vida ou se são tentativas do inimigo para nos tirar do caminho que trilhamos rumo à Sua glória. Nosso Deus é tão bondoso que pode sim, por meio de Seu Santo Espírito, nos abrir os olhos a cada momento para enxergarmos o aspecto espiritual do nosso viver.

 

"... Quem traz dentro de si o caminho, a verdade e a vida, não se vende, Abre mão de todo brilho e toda glória desse mundo..." Ser músico pode levar a pessoa a se vender. Infelizmente, há muitos que se deixaram comprar. Não estou fazendo referência às pessoas que fazem música, tocam e cantam como meio de trabalho, para lhes servir de sustento. Estes devem ser respeitados. Me refiro sim àqueles que tornaram-se "profissionais da fé". São pessoas que tomaram para si aquilo que Deus lhes concedeu para ser usado única e exclusivamente para Sua glória. Passaram a usar o "evangeliquês", a linguagem, pra alcançar reconhecimento humano; para que pessoas as seguissem, enquanto que deveria direciar essas pessoas a seguirem o Mestre Jesus. Se venderam pelo dinheiro porque viram que poderiam ganhá-lo com facilidade. Se venderam aos prazeres que a música pode oferecer. Não sejamos como estes! Nossa parte é abrir mão de todo (passageiro) brilho e toda "glória" desse mundo!

 

"... frutos bons... Que a minha vida seja um exemplo constante em Suas mãos..." Ã‰ isso! Deus nos fez mensageiros para levarmos Sua mensagem por meio da música! Cumprir nosso Ministério de forma consciente, intencional e com dedicação é produzir frutos bons! E que desafio! Ser exemplo constante não é algo fácil pra ninguém. Deve ser por isso que João Alexandre escreveu nesse trecho, como que uma oração, pedindo forças ao Senhor: E peço ao meu Senhor de maneira incessante... o meu auxílio e refúgio presente, que a minha vida seja um exemplo constante em Suas mãos...

Por sermos músicos, mensageiros do Senhor, acabamos nos tornando referência para os que nos veem. E acredito que nenhum de nós queira ser visto como um mau exemplo. Penso que só conseguiremos ser exemplo constante se vivermos de forma constante na dependência do Espírito Santo.

 

 

Bem, acho que acabei me estendendo na análise desta música...    mas ela me pareceu tão rica em seu conteúdo que eu não poderia ser tão sucinto assim. Espero que você tenha aprendido nela muito mais do que eu aprendi! Se isso aconteceu, ficarei muito feliz em receber seus comentários!

 

bottom of page