top of page

Análises e opiniões

Desde o momento que me surgiu o interesse de analisar melhor as letras das músicas que cantamos, minha intenção nunca esteve (e nem está) focada em buscar erros, discorrer em críticas destrutivas ou avaliar o trabalho dos autores com desdém... muito pelo contrário!

 

Minha expectativa é apenas confirmar se estamos utilizando a música como meio de anunciar aquilo que a Bíblia nos apresenta. Devemos utilizar a Bíblia para orientar, inclusive, as letras de nossas canções. Caso contrário, seremos apenas mais um grupo cantando músicas para seu próprio deleite egoísta.

 

Já comentei com alguns uma impressão que tem me ocorrido em relação às novas composições que estão sendo gravadas e lançadas em nosso tempo. Não sou compositor, mas entendo que belas composições exigem muita inspiração e muita Bíblia. Uma das coisas que mais observo em uma música é se as estrofes nos direcionam a uma única mensagem.

 

Infelizmente, a maioria das "novas" composições apresenta várias "colocações" que até tem seu embasamento bíblico, mas soam como frases avulsas...    tipo: cada frase da música fala sobre determinado fato em particular, mas essas frases não se interligam de forma muito clara...   dá a impressão que os compositores de nossos dias se dedicam apenas em criar belas melodias e então adicionam "frases prontas".

 

Volto a dizer: não quero atacar compositor algum! Quero apenas convidá-lo a seguir o exemplo dos Bereanos. Um grupo de pessoas que não se satisfazia em ouvir, mas tinham a predisposição de confirmar na Bíblia se determinado ensinamento estava corretamente fundamentado ou se era apenas mais um vento de doutrina criado por homens.

 

Para provar que tenho a melhor das intenções, quero aqui elogiar alguém que talvez você já conheça. Me refiro ao Daniel de Souza, do Ministério Frutos do Espírito. Conheço muitas de suas composições e fico maravilhado com tamanha inspiração!

 

Ouça e acompanhe a letra:

Salvo pela graça - análise de letra

por Roger Fernandes, Janeiro/2013

Achei a música muito bem escrita! Afinal, é Bíblia pura! Identifiquei o texto de Efésios 2.8 e Romanos 6.14, por exemplo.

 

Veja que o Daniel de Souza foi muito feliz em suas colocações ao identificar passado, presente e futuro:

 

SALVO PELA GRAÇA

 

Justificado eu fui

Santificado eu sou

Glorificado serei

Através de Cristo

 

Fui livre da culpa do pecado

Sou livre do poder do pecado

E da presença do pecado livre serei

 

De glória em glória

De fé em fé

Graça sobre graça

Graça sobre graça

 

Salvo, salvo pela graça

Mediante a fé em Cristo

Eu sou salvo

Não vem de mim

 

Salvo, salvo pela graça

Mediante a fé em Cristo

Eu sou salvo

Não vem de mim

É dom de Deus

 

 

 

Enfim, esta certamente é uma das várias composições que merecem nosso elogio porque expressam verdades bíblicas que precisam ser anunciadas!

 

 

;-)

"Acerca da composição em análise, a letra é bíblica e muito coerente com a nossa soteriologia. Demonstra preocupação do compositor em expor a tríplice natureza da salvação que Jesus conquistou para nós.

O seu artigo no site está muito bom e creio que valha a pena ser lido por todos os nossos membros dos Regentes dos Cânticos Congregacionais e da Segunda Igreja Batista de Osasco de um modo geral.

Parabenizo você por manter o site no ar, para contribuir com este ministério tão especial da condução do povo de Deus na adoração a Ele.

 

Pr. Antonio Henrique

12/02/2014"

bottom of page