top of page

Análises e opiniões

Gosto de muitas das canções lançadas pelo Ministério Vineyard Brasil! Os músicos me parecem ser bastante conscientes - sabem tocar e cantar na medida certa, sem exageros. Esse "auto-controle" e percepção musical sempre tornam belas canções em algo ainda mais belo!

 

Posto isso, preciso compartilhar uma impressão que tenho a respeito de uma música bem conhecida: SENHOR TE QUERO. Já estive em Igrejas de cidades distantes umas das outras e esta música foi lembrada na maioria delas. Estou realmente aberto a ouvir todos os comentários.

 

Senhor Te quero - Vineyard

por Roger Fernandes, Março/2015

Eu Te busco, Te procuro oh Deus

No silêncio Tu estás

Eu Te busco, toda hora espero em Ti

Revela-Te a mim

Conhecer-Te eu quero mais 

 

Senhor Te quero

Quero ouvir Tua voz

Senhor Te quero mais

Quero tocar-Te

Tua face eu quero ver

Senhor, Te quero mais

 

Prosseguindo, para o alvo eu vou

A coroa conquistar

Vou lutando, nada pode me impedir

Eu vou Te seguir

Conhecer-Te eu quero mais

 

 

Penso que toda música precisa apresentar letra e melodia que se combinem - precisa haver harmonização entre letra e melodia...  não estou me referindo a harmonia em acordes musicais. Por exemplo: dificilmente ouvimos uma música de adoração em um ritmo acelerado. Geralmente, as composições que nos remetem a adorar a Deus pelo que Ele é, por Seus atributos, Sua soberania, são canções com melodia e ritmos mais suaves, reflexivos, que nos levam à contemplá-Lo como supremo. Enquanto que uma música de louvor, onde exaltamos ao Senhor pelo que tem feito por nós, pelo que tem nos concedido, escolhemos canções mais ritmadas, mais alegres, com mais peso instrumental e mais força vocal. Certo?

 

Agora, analise comigo:

 

Ao meu ver, existe uma "falha" entre letra e estilo musical escolhido (o ritmo). Logo no início dessa canção a letra diz "... No silêncio Tu estás..."; agora perceba que esta música sempre é tocada com intensidade nos instrumentos musicais, com voz alta, com alegria, principalmente, no refrão, que destaquei em vermelho.

 

Se a letra está afirmando que Deus está no silêncio, não deveriam ter escolhido um ritmo mais adequado à letra?   Porque, se Deus está no silêncio, e estamos tocando/cantando com tanta "energia", a harmonia musical está em conflito com a mensagem.

 

Não sei dizer se esta música foi escrita originalmente em outro idioma. Neste caso, talvez a "falha" tenha sido na transcrição para o nosso idioma.

 

Estou sendo muito radical ?        ^^

 

bottom of page