top of page

Só porque eu tocava...

 

No Reino de Deus não há espaço para exibicionismo! A glória é de Deus e para Deus! Mas, infelizmente, ainda há cristãos que não querem oferecer ao Senhor o Seu devido lugar.

 

Você conhece algum músico exibido? Exibicionista? Daquele tipo que gosta de chamar a atenção para si? Que utiliza o dom que Deus lhe concedeu para sua própria vanglória? Pois é...    o diabo deve se sentir satisfeito quando vê essa postura em nós...    Tive de aprender, da "pior" forma, que sou um mero servo e que meus dons devem ser empregados exclusivamente para a exaltação Daquele que me concedeu dons.

 

Na minha adolescência, fiz o curso de teclado e tinha um Yamaha PSR-530 (na época, era um teclado semi-profissional). Qualquer músico "meia boca" conseguiria fazer um som legal nele, visto que o equipamento oferecia recursos que facilitavam bastante. Com esse instrumento, passei a ser elogiado pelos outros músicos e pelos demais membros da Igreja. Quem é que não gosta de ter seu ego massageado? O problema é deixar isso subir pra cabeça...   e é exatamente isso que me aconteceu...       só porque eu tocava, me achava o "rei da cocada preta"...

 

Nesta mesma época, um saxofonista foi recebido na membresia da Igreja. Imediatamente, o convidamos para participar do Ministério de Louvor conosco. A Igreja estava em construção e pretendia utilizar o novo Templo na passagem do ano (não me lembro do ano ao certo). Numa determinada noite, estávamos participando da limpeza do novo Templo; varrendo, tirando pó, colocando os bancos, etc.

 

Quando finalmente estávamos concluindo a limpeza, já à porta do Templo, o saxofonista se aproximou de mim e disse:

 

- Roger, imagine só isso...    ali na frente, do lado direito do púlpito, visualize você e o seu teclado...     e ali, do lado esquerdo do púlpito, visualize eu e o meu sax...

 

Pronto! Foi suficiente pra fazer um sorriso aparecer em meu rosto!

 

Observando o papo, meu pai se aproximou de nós e arrematou:

 

- Aí chega Jesus aqui na porta, humildemente, bate à porta, e pergunta a vocês dois: Posso entrar?

 

 

 

Eu e o saxofonista ficamos sem resposta. E nem deveríamos responder nada. Foi como um tapa na cara. Mas meu pai tinha toda razão!

 

 

Continuando...   Eu nunca tive o costume de guardar meu teclado nas dependências da Igreja. Sempre o levava para casa e trazia para os cultos. Mas, passados alguns meses, por algum motivo, acabei escolhendo guardar o teclado no antigo Templo da Igreja (nesta época escolhemos utilizar o antigo Templo para outros fins, inclusive, para guardar equipamentos de uma semana para outra). Foi aí que passei pela triste experiência de ter meu instrumento roubado.

 

Nunca mais vi meu Yamaha PSR-530 e creio que ele me foi tirado por providência divina! Não quero materializar a "fé", mas acredito que, diante da perda de meu instrumento, Deus me deu a oportunidade que eu precisava para compreender quem sou eu. E como disse logo no início desse testemunho, sou um mero servo, nada mais. Foi nesta ocasião que entendi: sou um instrumento nas mãos do Senhor e toda honra, toda glória, é Dele e de mais ninguém! Não devo me considerar melhor do que sou, não devo achar que sou mais do que ninguém. Se hoje sei tocar é porque Ele me concedeu este dom, Ele me concedeu inteligência para isso e a mim só cabe oferecer-me a Ele com gratidão e prontidão.

 

Se você, meu irmão e minha irmã, já quis ocupar o lugar de glória, reconheça seu pecado e volte a dedicar seu dom exclusivamente para a glória de Deus!     Mesmo não sendo merecedores, Ele é tão bondoso para conosco, que nos recompensará no tempo devido: "... Sejam todos humildes uns para com os outros, porque 'Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes'. Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido." - I Pedro 5.5 e 6 (Bíblia na Nova Versão Internacional).

 

Observe o que encontrei, acerca deste versículo, na Bíblia de Estudo MacArthur: "... Os leitores da carta de Pedro não deveriam resistir à mão soberana de Deus, mesmo quando ela os fizesse passar por provações. Uma das evidências da falta de submissão e de humildade é a impaciência com Deus em Sua obra de tornar humildes os cristãos." [grifos meus]

 

Eu precisei perder um instrumento musical para perceber que estava amando-o mais do que ao meu próprio Senhor. Sofri por ficar sem meu querido teclado, mas senti refrigério vindo da parte de Deus diante da lição aprendida.

 

O amor que Ele tem por nós é tão incalculável, que neste mesmo texto de I Pedro 5, encontramos mais uma palavra de conforto: "O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces." (versículo 10).

 

Hoje, continuo sendo "moldado" pelo Oleiro e digo, para a glória de Deus, que tenho um teclado muito melhor do que aquele e que trata-se de um instrumento consagrado ao Senhor, utilizado somente para Sua glória!

 

Quero encerrar citando o verso 11 do mesmo capítulo 5 de I Pedro: "A ele seja o domínio, pelos séculos dos séculos. Amém!"

 

 

aos que desejam também ser trabalhados pelo Oleiro, reflitam na letra desta canção:

  • YouTube clássico
bottom of page